Projetos de tcc
A Enron Corporation era uma companhia de energia estadunidense, localizada em Houston, Texas. A Enron empregava cerca de 21.000 pessoas, tendo sido uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia (eletricidade, gás natural) e comunicações. Seu faturamento atingia $101 bilhões de dólares em 2000, pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência. Não se sabe ao certo qual o faturamento real, já que a alta administração se valia de um estratagema contábil para manipular os números das demonstrações contábeis, mas sabe-se que a empresa operava com enormes prejuízos há algum tempo.
KENNETH LAY
O fundador e ex-presidente da Enron, empresa que foi protagonista de um dos maiores escândalos corporativo da história dos EUA, Kenneth Lay, morreu em julho de 2006, em Aspen (Colorado), aos 64.
Em maio de 2006, Lay foi julgado culpado de dez acusações de fraude bancária, incluindo uma de declarações falsas que pesava contra ele em um caso separado, relacionado à suas finanças pessoais. Em outro julgamento, o juiz distrital da corte de Houston (Texas), Sim Lake, considerou Lay culpado em quatro acusações de fraude e declarações falsas.
DA FRAUDE
Após perceber que poderiam contabilizar os ganhos futuros como receita corrente a administração da Enron manipulava suas demonstrações inserindo nos balanços receitas inexistente aumentando a lucratividade e com isso faziam com que o preço das ações desaparecessem no mercado financeiro. A política de bonificar e remunerar os funcionários com as próprias ações da empresa fazia com que essa situação fosse lucrativa para os que possuíam ações da empresa sobre tudo os altos dirigentes, investidores e bancos além de lucrar compactuavam e sustentavam a fraude. Para consolidar ainda mais essa situação a Eron, necessitava de pareceres favoráveis das suas demonstrações contábeis para isso contou com o aval e conivência da conceituada Arthur Andersen, empresa que