projetos 3 logistica
GERAÇÃO DE IDÉIAS PARA INOVAÇÕES: ESTUDOS DE CASOS E NOVAS
ABORDAGENS
JOSÉ CARLOS BARBIERI ( jose.barbieri@fgv.br , josecarlos.barbieri@gmail.com.br )
FGV/EAESP
ANTONIO CARLOS TEIXEIRA ÁLVARES ( antonio.teixeira@fgv.br , teixeira@brasilata.com.br )
FGV/EAESP - BRASILATA SA EMBALAGENS METÁLICAS
JORGE EMANUEL REIS CAJAZEIRA ( cajazeira@suzano.com.br , cajazeira@gvmail.br )
SUZANO PAPEL E CELULOSE / FGV/EAESP
Resumo. Gerar idéias é uma questão central da gestão de inovações. Entre as fontes de idéias estão os sistemas de sugestão desenhados para estimular e captar idéias dos empregados. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre este tema e os resultados de estudos em três organizações brasileiras reconhecidas como inovadoras. O estudo enfatizou a gestão dos sistemas, sua adequação à gestão global da empresa e os resultados alcançados. Esse estudo trouxe novas considerações sobre estes sistemas, ensejando novas abordagens teóricas sobre este tema. Dentre elas, a proposição de uma nova classificação de sistemas de sugestões.
Palavras-chave: inovação, invenção, geração de idéias, gestão da inovação, gestão da qualidade, círculos de controle da qualidade, intra-empreendedorismo, sistemas de sugestões.
1. INTRODUÇÃO
A geração de idéias constitui uma das principais preocupações das organizações que procuram realizar inovações de modo sistemático. Este artigo se preocupa com uma fonte específica de idéias, os funcionários da organização e os meios para estimular, captar e gerir as suas idéias, denominados genericamente de sistemas ou programas de sugestões. Os sistemas de sugestões tiveram grande destaque no passado e muitos estudos foram feitos sobre eles, sendo que a maioria faz parte da literatura produzida pelo movimento da qualidade. Os estudos relacionados à inovação tecnológica deram pouca importância a esses sistemas, embora as idéias constituem um dos principais insumos das inovações. A partir dos anos
1990, esses