Projeto Vo Chica
O projeto é baseado em atividades culturais para a comunidade da Vila Safira – comunidade carente situada em porto alegre. Cláudio é o idealizador e fundou o projeto no quintal de sua casa. É um trabalho voluntário o projeto é sustentado por doações de moradores e adoradores do projeto, que também trabalham como voluntários. O projeto carrega o nome de uma senhora muito significativa para a comunidade, Maria Francisca Gomas Garcia, fora morar na vila nos anos 40, era parteira e benzedeira além de ser considerada um porto seguro para as pessoas da comunidade, suas filhas ainda residem no local e são reconhecidas pelo trabalho da mãe.
O objetivo do projeto é proporcional maior desenvolvimento das capacidades das crianças e adolescentes, desenvolvê-las com pensamento cidadão fazendo com que se sintam parte da sociedade. Dessa forma buscam aproximar as crianças dos direitos fundamentais da infância.
Como não se trata de um ONG, o projeto necessita de doações, e qualquer pessoa pode doar com o que puder, sendo assim são aceitos alimentos, roupas, valores em dinheiro, mas o principal é colaboração dos voluntários em fazer com que o projeto cresça. As redes sociais, viabilizaram o projeto, fazendo com que ele fosse ainda mais conhecido.
Para dar maior visibilidade ao projeto, foi criado um boneco gigante com alusão a imagem de vó Chica, isso faz com que as autoridades e as pessoas tivessem maior atenção com as solicitações da comunidade.
Um dos pontos que me chamara a atenção, foi Cláudio sendo enfático dizendo que não queria políticos no projeto, concordo com ele pois isso leva a problema grande e até partidário, onde candidatos poderiam se promover em algo que nem estiveram ligados.
Outro aspecto que me marcou, foi o fato de que o projeto realmente mudou a vida de muitos moradores, elevando a auto-estima e até mesmo inserindo as pessoas no contexto social.
O reconhecimento do projeto, faz com que nós que temos a ideia de trabalhar em projetos