Projeto Uva
Professor: Evando Coelho
Aluno: Marcelo Moreira da Silva
Limoeiro do Norte, 20 de janeiro de 2009.
1. Implantação da Cultura da Uva
Preparo da Área
Essa é uma etapa muito importante para garantir que as mudas plantadas possam expressar todo o seu potencial produtivo. Fazem parte desse processo: a roçagem, que tem como principal objetivo à eliminação da vegetação existente, podendo ser feita manualmente ou com tratores; o destocamento, visando à retirada dos tocos maiores, no caso da área ser coberta por mata ou outra vegetação maior; a aração que consiste na mobilização total do solo, à profundidade de 20 a 25 cm; e a gradagem, que visa nivelar o terreno revolvido possibilitando a distribuição uniforme dos adubos e facilitando a demarcação e abertura de covas (60 x 60 x 60 cm) para o plantio.
Aquisição de Mudas
Para essa prática pode-se adquirir a muda de uma fonte idônea, proporcionando uma maior segurança de estarem isentas de viroses ou outras doenças. A enxertia de campo é uma modalidade muito utilizada no Brasil, sendo a muda enxertada em local definitivo na maioria das vezes.
Um ponto importante em ser considerando é um acréscimo de 10 % para reposição no caso de eventuais perdas. Na aquisição das mudas, é recomendável que seja utilizado mais de um porta-enxerto, de modo a evitar a perda total do pomar por doenças.
Cultivar
ITÁLIA Pirovano 65
Porta-enxerto
IAC – 572 ou IAC – 766.
Adubação e Nutrição Mineral
A videira é uma cultura bastante exigente em nutrientes, assim, torna-se necessário um aporte de macro e micronutrientes suficientes para a obtenção de alta produtividade e frutos de qualidade.
Calagem A distribuição de calcário pode ser efetuada após a aração e incorporada com o uso de gradagem, pelo menos três meses antes do plantio, para que o corretivo seja distribuído de maneira uniforme na superfície e em profundidade