Projeto TCC
Mateus Camargo Pereira; Rafael Castro Kocian; Túlio Henrique Lima Silva; Nara Rachel Salvador Cardilo; Rodrigo Gramado Rueda; Brígida Carvalho Felipe
INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA;
O seguinte trabalho relata as experiências dos pibidianos do subprojeto Educação Física do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – campus Muzambinho), realizado na própria instituição de ensino, no período de abril a junho do ano de 2014. Nosso grupo de trabalho contou com 8 pibidianos (6 bolsistas e 2 voluntários) e o professor supervisor. Após um período de diagnóstico da instituição no qual estávamos inseridos e sobre as posturas relacionadas às questões de gênero e sexualidade na escola, passamos a planejar a intervenção. Esta foi realizada com duas turmas 1º ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio utilizando como conteúdo a ginástica artística e acrobática (não é geral?) afim de observar as manifestações relacionadas às questões de gênero e sexualidade durante as aulas de educação física.
A mistura de meninas e meninos na escola e fora dela influenciam as relações de gênero e tornam-se uma importante estratégia para problematizar essas questões. Entretanto, Daniela Auad (2012) afirma que apenas misturar os estudantes não é suficiente para promover uma pratica coeducativa. Diante disso, colocamos em prática a ideia de uma aula de Educação Física onde todos participassem das atividades, promovendo atividades que oportunizassem o contato corporal e a resolução de tarefas obrigatoriamente mistas. O conteúdo trabalhado foi a Ginástica Artística (não era a geral? Favor resolver isso), dada a riqueza de possibilidades oportunizada por esta modalidade quanto às possibilidades de contato corporal e interação entre os participantes, bem como por não estar caracterizada a um gênero específico.