Projeto Recreação
1-Tema: Recreação
2-Título: Brincar, jogar e aprender revivendo momentos da infância
3- Ano/Idade: 50 á 70 anos
4-Duração: 15 dias
5-Problemática: O sedentarismo apresentado pelos idosos atualmente.
O envelhecimento é associado à perda de massa muscular com redução da força muscular, da flexibilidade e da função pulmonar entre outros aspectos. Por isso, os idosos são considerados um importante grupo de risco para o sedentarismo, que pode ser caracterizado nessa faixa etária pela prática de atividades físicas com tempo inferior a 150 minutos por semana.
Em idosos, especialmente, o sedentarismo é considerado perigoso para a ocorrência de situações como a obstrução das artérias do coração por placas de gordura. Alguns estudos, inclusive, apontam que o risco relativo de doença arterial atribuído ao sedentarismo é comparável ao risco da pressão alta, do colesterol elevado e do tabagismo.
O exercício físico melhora a qualidade do sono, função cognitiva (mental) e memória de curto prazo, diminui o grau de depressão, reduz ou atrasa o aparecimento de demência, reduz o risco de câncer de cólon, mama, próstata e reto, aumenta a densidade óssea e diminui o aparecimento de fraturas de fêmur e vértebras.( Baiocchi, 2011).
6-Justificativa:
Decidiu-se realizar este projeto para incentivar a prática da atividades físicas de maneira agradável e recreativa,com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos. É importante incentivar o uso da recreação para os idosos, porque a recreação permite combater o aborrecimento, estabelece novos contatos, incentiva o gosto pela ação e compensa a falta de atividade profissional, sendo uma forma de evitar um pouco da irritação que muitas vezes toma os idosos ociosos.
A recreação colabora por ser uma alternativa de adaptação às mudanças e perdas da velhice.Com danças, jogos e brincadeiras, esta alternativa pode fazer com que os idosos criem novos hábitos, tornem-se mais motivados às atividades diárias e