Projeto Prevenção na Escola
O 25º Batalhão de Polícia Militar em parceria com a prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Educação, trabalha com 349 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e 515 alunos do 1º e do 5º anos, participando neste primeiro momento, seis unidades escolares: E.Mz. José Guimarães, E.M. José Teixeira Paulo, E.M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta, E.M. Flonete Alexandrino da Silva, E.M. Antônio Vaz da Silva e E.M. Dulce Jotta de Souza, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
No município aldeense o Programa é coordenado pela professora Kátia Moreno – Coordenadora do 1º Segmento Ensino Fundamental da Secretaria de Educação (SEMED). O PROERD é desenvolvido nas Escolas por policiais militares treinados e preparados para trabalhar o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas. Após 17 encontros as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se longe das drogas. O sargento da Polícia Militar Robson Pires, foi instrutor dos alunos de São Pedro da Aldeia.
Os principais fatores de risco:
Relacionados com o uso de drogas são: curiosidade, obtenção de prazer, relaxamento das tensões psicológicas, facilitação da sociabilização, influência do grupo, isolamento social, dinâmica familiar, baixa auto-estima, manejo inapropriado da mídia na questão das drogas, influências genéticas, familiares com problemas com álcool, excessiva medicalização da sociedade. Entretanto, no desenvolvimento de ações preventivas, não basta apenas diminuir os fatores de risco. Os fatores protetores:
É necessário promover, com ações positivas, tais como: oferecer oportunidades de auto-realização para os jovens; incentivar os desafios e conquistas (auto-estima); auxiliá-los a lidar com frustrações, raiva, ou seja, com emoções; incentivar vínculos com pessoas