PROJETO PNQ - EFCJ
6602 palavras
27 páginas
APRESENTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO – Fundação Nacional de Qualidade ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO
Identificação da Empresa
Estrada De Ferro Campos Do Jordão A Estrada de Ferro Campos do Jordão não faz parte somente de nossa secretaria, mas está enraizada no dia-a-dia e nas emoções das comunidades que a abrigam nos seus 97 anos de existência. Desde seus primórdios exerce fascínio em usuários e admiradores, que usam a ferrovia para alcançar as belezas naturais do alto da Serra. Fascínio pelo trem que superou desafios e subiu as encostas da Mantiqueira, transportando a esperança de vida e ajudando a modificar toda uma região.
Antes as dificuldades eram para alimentar esperanças de cura aliando o clima -considerado um dos melhores do mundo – aos esforços dos idealizadores da Estrada, menos em tornar reais as previsões feitas por personalidades que os antecederam do que oferecer esperança de vida aos doentes encaminhados para o tratamento de saúde.
O sucesso na cura e as paisagens deslumbrantes que a natureza prodigalizou transformaram a feição da cidadezinha em um dos mais ricos e disputados destinos turísticos do Brasil.
Vale a pena reconhecer a saga e disposição dos verdadeiros desbravadores da serra que, com picaretas, burros e muita dedicação em tempos difíceis, cortaram pedras, atravessaram rios e vararam a terra para levar os trilhos para o alto da montanha.
Trabalharam sob a supervisão rigorosa do português Sebastião de Oliveira Damas, cuja família enraizou-se em Campos do Jordão há 100 anos. Eram trabalhadores obstinados que, vindos de diferentes rincões, aceitaram o desafio de construir um caminho de ferro em condições precárias.
A partir de então, as palavras atribuídas ao relato do visconde de Rio Branco, que em visita a Campos do Jordão referiu a necessidade de melhorar o acesso às maravilhas do lugar, tornaram-se mais que realidade, quase profecia.