PROJETO PESQUISA
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
PROJETO DE PESQUISA
PSICOPATIA
PROVENIENTE DE TRAUMAS PSICOLOGICOS
Disciplina: Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
Professor: Marcelo José Doro
Acadêmicos: Juliano de Arruda da Silva
Passo Fundo, outubro de 2014
1 Problema De Pesquisa
A psicopatia, em sua esfera geral, trata-se de uma designação atribuída a um sujeito portador de transtorno de personalidade dissocial, o qual ocasiona desvio comportamental, no eixo social e cognitivo.
O diagnostico evidenciado nesse disturbio psiquico de personalidade parte de um comportamento antisocial até um surto comportamental, não evidenciando o real motivo deste surto.
2 Justificativa
Para compreender os processos cerebrais envolvidos nas reações neuropsicofisiológicas da expressão facial da emoção, conhecer a razão pela qual o padrão de emocionalidade negativa é recorrente na psicopatia havendo ou não a possibilidade de traumas psicologicos ocorridos na infancia, nota-se maior ocorrencia de sinais do Transtorno de Personalidade Antissocial em individuos que passaram por estes traumas e sem acompanhamento psicologico desenvolveram um grau maior de psicopatia.
3 Objetivos
Relacionar o Transtorno de Personalidade Antissocial aos traumas de infância, predisposições geneticas e disfunções cerebrais/biológicas.
Formas de tratamento e maneiras de reintroduzir o individuo na sociedade.
4 Material e Método
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Serão separados livros básicos, dos quais explicam alguns dos sintomas desse transtorno, que é dividido em graus e niveis diferenciados, e os livros sobre o tema que serão analisados para a produção de um relatório
5 Referências
Bercherie P - Los fundamentos da clínica, editorial Manantial, Buenos Aires, 1986.
Kernberg O - Diagnóstico Diferêncial da Conducta Antisocial, Revista de Psiquiatría, 1988,volúmem 5, página 101 a 111, Chile
Garrido