projeto pesquisa
Problema: Por que as escolas não buscam suas autonomias, definindo assim o seu próprio currículo, de modo a atender as necessidades particulares do contexto onde está inserida?
Objetivo Geral: Conhecer as causas das dificuldades dos professores e gestores com relação ao planejamento curricular em suas ações pedagógicas e o que dificulta na construção da identidade da escola em busca da autonomia.
Objetivos Específicos: Classificar as principais causas de dificuldades dos professores e gestores em construir um planejamento curricular próprio; Definir os modelos de currículos distribuídos pela Secretaria Municipal de educação e Desporto(SEMED)
Justificativa: O currículo é algo abrangente, dinâmico e existencial, ele é entendido numa dimensão profunda e real que envolve todas as situações circunstanciais da vida escolar do aluno, poderíamos dizer que é a escola em ação interagindo com todo que interferem no contexto. Determina com clareza o que se quer alcançar e planejar com eficiência as ações para chegar ao desejado, são condições indispensáveis para o sucesso Todo planejamento curricular deve levar em conta alguns fatores básicos, tais como: onde se pretende chegar, os agentes envolvidos, as estratégias mais favoráveis para alcançar o que se deseja, os recursos necessários para a sua execução e os mecanismos de avaliação e controle do processo da solução e do produto resultante. É por essas razões que se idealizou esse projeto a fim de propor aos professores e gestores da Escola Municipal Jesus de Nazaré em Mucajaí RR, uma proposta de planejamento curricular inerente a sua realidade, buscando com isso a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Chamamos de planejamento a dinâmica do compreender, analisar, propor, prever etc..., cujo produto será o que contém a explicitação de roteiros de