Projeto pesquisa ifrs
2.1. HISTÓRICO
No 10º Congresso Mundial dos Contadores, em 1972, foi sugerida a criação de um comitê de pronunciamentos contábeis e em 1973, ocorreu a criação do Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade – IASC (International Accouting Standards Committee), criado pelos organismos profissionais de contabilidade de 10 países, sendo uma fundação sem fins lucrativos. O objetivo deste comitê era a criação de normas contábeis internacionais mundialmente aceitos.
Os primeiros pronunciamentos contábeis publicados foram chamados de IAS (International Accouting Standard – Normas Internacionais de Contabilidade), que desde a sua criação até o presente ano, foram editados 41.
Em 1997, o IASC criou o SIC (Standing Interpretations Committee – Comitê Permanente de Interpretações do IASC), tendo como função de publicar interpretações sobre repostas as dúvidas dos usuários.
Com a criação do IASB (International Accounting Standards Board – Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade), tendo inicio em 2001, aonde veio para assumir o papel do IASC, sendo que a partir de então os pronunciamentos das normas seriam chamados de IFRS (International Financial Reporting Standard – Normas Internacionais de Informações Financeiras). O IASB veio com o objetivo de melhorar a estrutura técnica de formulação de novos pronunciamentos internacionais, demonstrando a vontade de transformação progressiva dos pronunciamentos contábeis a fim de responder a crescente expectativa dos usuários de relatórios financeiros uniformes (analistas, investidores, instituições, etc...). Em março de 2004, muitas normas foram editadas pelo IASB, inclusive a IFRS 1, que define os princípios a serem respeitados pelas empresas no processo de conversão e primeira publicação de demonstrações financeiras em IFRS. As empresas européias, já praticam as novas normas desde 2005, em 31 de dezembro de 2008 se encerrou o período de