PROJETO PARA A SOCIALIZAÇÃO DA TERCEIRA IDADE
Centro de educação à distância
Curso de graduação em enfermagem
Turma V7º C
PROJETO PARA A SOCIALIZAÇÃO DA TERCEIRA IDADE
Disciplina: SAÚDE DO IDOSO
Acadêmicos:
Adriana Costa Sousa; RA: 307454.
Francisca de Jesus Silva; RA: 292019.
Joana Dark dos Reis Queiros; RA: 306961.
Karine dos Santos Lima; RA: 330072.
Suane Barros Cunha; RA: 292701.
Profª. Ma. Mirna Coelho de Barros
Tucuruí/PA
2014
Projeto para a Socialização da Terceira Idade
Tucuruí/PA
2014
INTRODUÇÃO
O crescimento da população idosa mundial faz com que o estudo do envelhecimento esteja em evidência. Este fenômeno ocorreu inicialmente em países desenvolvidos, mas, mais recentemente é nos países em desenvolvimento que o envelhecimento da população tem ocorrido de forma mais acentuada. No Brasil, o número de idosos (60 anos de idade) passou de 3 milhões em 1960, para 7 milhões em 1975 e 14 milhões em 2002 (um aumento de 500% em quarenta anos) e estima-se que alcançará 32 milhões em 2020.
Estamos elaborando um meio para: incorporar os idosos em nossa sociedade, mudar conceitos já enraizados e utilizar novas tecnologias, com inovação e sabedoria, a fim de alcançar de forma justa e democrática a equidade na distribuição dos serviços e facilidades para o grupo populacional que mais cresce em nosso país.
O processo de envelhecimento, por si só, pode acarretar o declínio da aptidão física e da capacidade funcional, que se agrava com o sedentarismo, tornando os idosos dependentes de cuidados de outrem. Observa-se que tal situação prevalece mais entre os idosos institucionalizados, tornando-os detentores de várias consequências decorrentes da inatividade.
"...Idade madura em olhos, receitas e pés, ela me invade / com sua maré de ciências afinal superadas. / Posso desprezar ou querer os institutos, as lendas, / descobri na pele certos sinais que aos