Resenha
A ordem feudal estava baseada em uma perspectiva de mundo estável, organizado, hierarquizado, no qual as verdades estavam dadas e eram decorrentes da vontade divina. O mundo estava pronto e aos homens cabia mantê-lo; a verdade estava dada, cabendo ao homem adotá-la. Uma casa para a fábrica, modificando o caráter da vida pública. A casa vai se tomando lugar reservado à família, que dentro da casa, vai também dividindo espaços e permitindo lugares mais individuais e privados. A educação das crianças, tomada como tarefa da comunidade, vai passando a ser de responsabilidade da família e do Estado.
A noção de eu e a individualização vão nascendo e se desenvolvendo com a história do capitalismo. A idéia de um mundo "interno" aos sujeitos, da existência de componentes individuais, singulares, pessoais, privados vai tomando força, permitindo o desenvolvimento de um sentimento de eu. A necessidade de uma ciência que estude este sentimento e este fenômeno também é resultado deste processo histórico. A Psicologia ia se tornando necessária.
Hoje, nossa sociedade se apresenta vigorosamente individualizante e individualista. Desenvolvemos uma noção extremada de individualidade, de privacidade, de eu. A Psicologia é uma ciência que responde à necessidade de darmos conta deste "eu", de sua relação com o mundo, de sua dinâmica, de seus sofrimentos.
Essa rápida retomada histórica nos serve aqui, para afirmarmos a idéia de que a Psicologia não está pronta, não esteve sempre na sociedade corno um conhecimento necessário; a Psicologia se desenvolveu como ciência conforme a vida social foi exigindo este tipo de saber e fazer. É