projeto meio ambiente
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
LETRAMENTO FRENTE À DEFICIÊNCIA MENTAL
Taubaté-SP
2012
LETRAMENTO FRENTE À DEFICIÊNCIA MENTAL
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Universidade Cruzeiro do Sul.
Taubaté-SP
2012
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho, de natureza reflexiva e exploratória, tem como objetivo central o conhecimento da dimensão do contexto do letramento frente à inclusão escolar de crianças com deficiência mental e a função pedagógica que implica na ação educativa de profissionais habilitados que atuam na educação especial e podem trazer grandes contribuições.
Temos enfrentado uma nova realidade social em que não basta apenas saber ler e escrever, é preciso saber fazer e fazer bem, o uso do ler e do escrever, saber responder as exigências da sociedade quanto a estas duas práticas.
Percebo que boa parte dos portadores de deficiência mental, além de suas dificuldades cognitivas e pedagógicas, convive com imensas dificuldades de integração no meio social, consolidando na impossibilidade de alcançar níveis mais elevados de letramento, que poderiam favorecer a conquista de uma ocupação profissional e de se constituir como cidadão.
Assim sendo, justifica-se um estudo que busque aprofundar na questão contemporânea que considera a alfabetização no sentido de decodificar o código escrito como insuficiente numa sociedade letrada, que exige níveis cada vez mais elevados de letramento. Esta questão é mais problemática quando os indivíduos são portadores de necessidades especiais e nem sempre possuem o nível cognitivo requerido para as práticas sociais de leitura e de escrita.
1.1 OBJETIVO
O trabalho tem por objetivo central o conhecimento da dimensão do