PROJETO LEITURA DOA O DE LIVROS
Comunitária Ler é Preciso
"O livro é o melhor lugar do mundo; é a entidade mais nobre e pura da Terra. Ele nos leva para além das fronteiras, fazendo-nos, ainda que sós, companheiros de nós mesmos." Henrique Martins Oliveira, 15 anos - (Pouso Alegre - MG) - Participante do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso
Realizado em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso visa incentivar a cultura de biblioteca e a criação de política pública de leitura por meio da implantação, fortalecimento e qualificação das bibliotecas comunitárias, escolares e públicas e conseqüente aumento do acesso da população à literatura.
Acreditamos que as bibliotecas são o caminho natural para garantir, não só às crianças, mas a toda a população, acesso à literatura, principalmente porque podem atuar em duas frentes: a oferta gratuita de livros e a atração da demanda por meio de ações de valorização e promoção da leitura e escrita. Em 14 anos de história, já implantamos 91 Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso em 11 Estados brasileiros. “Sustentabilidade de um projeto é a sua capacidade de continuar existindo ao longo do tempo sem perda de qualidade.” Ricardo Paes de Barros, Mirela de Carvalho, Samuel Franco, Andressa Rosalém, Rachel Albertino – Análise da Sustentabilidade nas Bibliotecas Comunitárias do Programa Ler é Preciso.
Projeto iniciado em 2006 pelo Instituto Ecofuturo em coautoria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), sob a supervisão de Ricardo Paes de Barros, na época, coordenador de Pesquisa de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea).
A pesquisa investigou dados sobre a sustentabilidade de 55 bibliotecas do Projeto Ler é Preciso, localizadas em 52 municípios, e os impactos dessas bibliotecas sobre o desenvolvimento educacional de crianças e jovens do seu entorno.
Os resultados podem ser úteis para criação e avaliação de projetos de promoção de