projeto integrdo
Introdução
A indústriaR automobilística brasileira vem convivendo com os desafios da competição numa dimensão global e passando por transformações importantes desde o início da década de 1990. Montadoras multinacionais, já instaladas no País, retomaram seus investimentos para a implantação de novas plantas e para atualização das já instaladas, com a modernização de produtos e processos de fabricação, a implantação de novas formas de gestão e organização da produção e do trabalho e, ainda, o estabelecimento de novos padrões de relação com seus fornecedores.
Questão 1: Um dos experimentos mais inovadores e revolucionários na SCM(Supply Chain Management)na Industria Automobilística vem sendo conduzido no Brasil pela Volkswagen(VW)na sua Fabrica de caminhões e chassis de ônibus localizado em Resende(RJ),em Funcionamento desde novembro de 1996.É chamado de Consórcio Modular.
No início da década de 1980, os produtores japoneses de automóveis introduziam novas formas de organização, novas práticas de gestão e o uso intensivo das novas tecnologias de informação. Surgiu, assim, o modelo de produção enxuta (lean manufacturing), um conjunto de novas técnicas de produção e de desenvolvimento de novos produtos: utilização de produção e fornecimento just-in-time, produção em pequenos lotes, a prática da Qualidade Total, a busca contínua de melhoramento e aperfeiçoamento em seus produtos, e um maior envolvimento dos fornecedores no projeto dos componentes por eles fabricados (WOMACK; JONES; ROOS, 1992; POSTHUMA, 1993).
No modelo de consórcio modular, implantado no Brasil pela Volkswagen na fábrica de caminhões e chassis de ônibus em Resende-RJ, a montadora é responsável pela planta e pela linha de montagem final, executa a coordenação da mesma e o teste final dos veículos. Os modulistas assumem a montagem prévia do módulo sob sua responsabilidade e sua posterior montagem diretamente na linha de montagem final da