Projeto Integrador
Práticas de adulteração de balanças na Feira livre
Colegiado de Engenharia Agronômica.
IIIº período, (CAL).
Março de 2015
Práticas de adulteração de balanças na Feira livre de Paripiranga-BA
Introdução:
A massa de um corpo é a quantidade de matéria nele contida, uma propriedade independente do meio. As qualidades mais importantes de uma balança são a sensibilidade e a precisão. A primeira indica-nos o valor mínimo da massa necessário para deslocar uma divisão na escala; a segunda fornece o desvio dos valores obtidos para a mesma massa.
Numa balança precisa, uma vez equilibrado o corpo, deve sempre obter-se o mesmo valor para a sua massa, quando se repete a operação um certo número de vezes.
Material e métodos (metodologia)
É de conhecimento público que a desregulação de balanças em feiras livres vem acontecendo frequentemente. Pensando nisso nos alunos do III período de Engenharia Agronômica fomos instruídos a fazer uma pesquisa de campo para melhor entendimento das situação das balanças dos feirantes de Paripiranga-BA, a pesquisa foi feita nos mercados de carne, farinha e na própria feira livre no dia treze de março de 2015. Foram verificadas cerca de 30 balanças, digitais, de um e dois pratos. Em que, precisamente, 1kg foi pesado em cada uma delas, para verificar se havia variação de peso nas balanças, segue a baixo a tabela com a relação dos pesos observados nas mesmas.
Balança de 1 prato
Balança de 2 pratos
Balança Digital
Conclusão:
De acordo com os dados coletados é visivelmente perceptível a variabilidade do peso de um só produto. Por mais que essa variação de peso em algumas balanças não sejam tão elevadas, ainda assim são prejudiciais ao consumidor. Pois o mesmo estará pagando por uma quantidade de produto que não estará levando para a sua residência.
Foi observado que a balança que mais variou de peso foi a de 1 prato, chegando a alterar na amostra 6 até 350 gramas a mais que o real