PROJETO INTEGRADOR Finalizado
ENGENHARIA ELÉTRICA (7º SEMESTRE)
JOSÉ DIONISIO DOS SANTOS FERRO
PAULO HENRIQUE MOREIRA
RAFAEL RODRIGUES DA SILVA
Londrina
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Definição dos componentes 4
2.2 Características técnicas dos componentes 5
2.3 Montagem do circuito 6
2.4 Testes experimentais do protótipo 7
3 RESULTADOS 8
4 ELEMENTOS DE APOIO AO PROJETO 9
4.1 Figuras de apoio ao projeto 9
5 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Segundo Jácobo (2001), com o avanço tecnológico, verificou-se um aumento no potencial de aplicações dos robôs autônomos móveis, substituindo o ser humano, especialmente em tarefas que exponham a vida em risco. As aplicações utilizadas na robótica, parecem abranger uma grande parcela da atividade humana. Podemos citar como exemplos de controle robóticos: combate ao fogo, salvamento de emergência, prevenção de desastres, patrulha de segurança, limpeza industrial e doméstica, serviço domésticos, manipulação de pacientes, operações de rastreamento em ambientes distantes e desconhecidos.
Algumas aplicações conhecidas são: o “Mega Hurtz”, utilizado no FBI para missões táticas, o chassi do robô foi altamente reforçado em aço, para resistir e superar barreiras como portas e paredes com extrema facilidade. Outro exemplo é o Rover da NASA, usado na exploração de outros planetas e da Lua, muito importante para detectar vários aspectos ou da possível vida fora da Terra.
Baseando-se em trabalhos científicos realizados, através de livros, artigos, revistas e trabalhos envolvendo a área robótica, chegou-se a linha de raciocínio para a construção e desenvolvimento de um robô multifunções, capaz de se locomover seguindo uma linha pré-determinada, detectar obstáculos e desviar dos mesmos, todas essas características alinhadas à dois sensores óticos e um sensor ultrassônico, comandados por um arduino mega, que