Projeto integrado multidisciplinar
Comunicação Digital
PIM
Projeto Integrado Multidisciplinar
São Paulo
15 de Junho de 2011
Cursos:
CW – Comunicação para Web
PA – Produção Áudio Visual
FD – Foto Digital
DG – Design Gráfico
CG – Computação Gráfica Carômetro SUMÁRIO
FUNDAMENTO HISTÓRICO 04
ASSUNTO 06
ASSUNTO ESPECIFICO 08
FRASE-CONCEITO 09
LIVRO-OBJETO 10
DEFESA DO LIVRO 11
JUSTIFICATIVA 12
BIBLIOGRAFIA 13
ANEXOS 14 FUNDAMENTO HISTÓRICO
O Pensador
Ele é a representação de um homem de seus quarenta anos, idade de Rodin quan-do criou a forma original; sentado, cabeça baixa, apoiada na mão direita, a imagem - tal como a Monalisa ou o David de Michelangelo - está no patrimônio de referência artística da Humanidade. Qual o mistério do fascínio que esta obra vem exercendo sobre todos?
O Pensador monumental - como é conhecido - teve origem em uma das figuras cria-das por Rodin para a Porta do Inferno, encomenda feita ao escultor em 1880: um magnífico umbral decorativo que deveria ficar num futuro Museu das Artes Decorati-vas de Paris. Rodin embarcou por duas décadas no trabalho, numa gestação inter-minável - centrado no Inferno de Dante, repleto de desespero e drama. Coroando a porta, uma figura humana de 72 centímetros de altura: o Pensador original.
A figura - em dimensões reduzidas - foi exposta pela primeira vez em 1888, em Co-penhague, com o título de O Poeta; no ano seguinte, ganhou novo nome: já era O Poeta Pensador, na mostra Monet-Rodin, em Paris. Dali por diante torna-se apenas O Pensador e passou a despertar invariavelmente o interesse de público e crítica. Em 1902, Rodin decidiu ampliar a peça para um tamanho monumental, marcando uma mudança no estilo de trabalho do escultor - seu último trabalho em tamanho natural foi Os burgueses de Calais.
Utilizando-se de uma técnica nova que amplia as formas originais, criada por Henri Lebossé - uma aparelhagem de hastes articuladas - Rodin amplia o Pensador para mais