PROJETO INTEGRADO APRESENTA O 1
SEGUNDO SEMESTRE
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECANICA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECANICA
Claudio Rogério Campos de Miranda RA-4924324
Emmanuel Felipe Vieira RA-6329142
Luiz Fernando RA-6474560
Estamparia de metais é um processo no qual as chapas planas de metal são precisamente moldadas em uma prensa de estampagem.
Os serviços de estamparia de metais são rentáveis, pois o processo é capaz de produzir peças e materiais de modo intensivo e em níveis de produção muito maiores do que quando se utiliza outros métodos tradicionais.
Hoje a indústria de estamparia esta cada vez mais competitiva e dinâmica para atender os diversos seguimentos dentre eles salientamos a Industria Automotiva onde explicaremos o dinamismos da cadeia da estamparia da Industria automotiva. A matéria prima para a estamparia automotiva na grande maioria das peças a serem confeccionadas é em aço laminado, em que as chapas laminadas, após bobinadas, são usadas na fabricação de peças para a indústria automobilística, e mecânica em geral.
Para que as chapas adquiram o formato desejado, é necessário que elas passem por um processo de conformação mecânica que visa dar-lhes forma final. “Esse processo é chamado de estampagem”.
Estampagem é um processo de conformação mecânica, geralmente realizado a frio, que engloba um conjunto de operações, onde a chapa plana adquire uma nova forma geométrica, plana ou oca.
FERRAMENTA DE ESTAMPAGEM OU MOLDE.
A ferramenta de estampagem é um ferramental que é projetado em software de última geração principalmente na indústria automotiva, onde a exigência da qualidade e design estão em primeiro lugar.
A FERRAMENTA ou molde é projetado conforme o desenho da peça a ser estampado e para que uma peça de um veiculo como por exemplo, porta, lateral, capô entre outras peças seja totalmente acabada ela precisa ser conformada em vários estágios é por isso que se tem a necessidade de projetar várias ferramentas ou moldes para que uma peça seja acabada.