Projeto final
Este guia foi elaborado com o objetivo de facilitar a compreensão e padronizar a elaboração do Projeto Final do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST). Tal documento pretende orientar os alunos quanto ao objetivo e conteúdo formativo da unidade curricular, estilo de redação e estrutura da pesquisa, padrões estéticos e normas técnicas de um trabalho técnico científico.
Recomenda-se aos alunos que observem tais instruções para garantir melhor qualidade dos trabalhos, de forma a promover o aprimoramento das competências para elaboração de Relatórios Técnicos. O padrão que norteia a elaboração de documentos técnicos e científicos é definido pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O Projeto Final constitui em uma atividade de pesquisa que visa articular todo conhecimento desenvolvido pelos alunos ao longo das unidades curriculares que compõem o curso TST.
O objeto de investigação (empresa) será de livre escolha dos alunos. Recomenda-se, entretanto, que o projeto seja elaborado na mesma empresa em que o aluno executar o estágio. Sendo, portanto, um projeto individual.
Para que o projeto seja elaborado em grupo – com no máximo 6 participantes – os integrantes deverão fornecer para a Supervisão Técnica do curso – nome da empresa, responsável e e-mail. Com estes dados, o SENAI emitirá uma carta de solicitação de visita técnica. O agendamento da(s) visita(s) será de responsabilidade dos alunos.
Visando facilitar a execução do projeto, será aceito um projeto de pesquisa teórica, de elaboração individual, para aprimoramento dos conhecimentos do aluno em Segurança do Trabalho em um setor ou atividade produtiva específica.
O projeto deverá ser entregue ao término do curso. Entendendo que alguns alunos realizarão o