Projeto estruturado
1- Qual a efetividade desta abordagem?
O projeto estruturado de redes é efetivo por favorecer a escalabilidade, o desempenho, os testes e a manutenção das redes. Devido a essas características, o cabeamento estruturado tem sido amplamente adotado pelas corporações, sendo considerado uma alternativa que utiliza as melhores práticas do gerenciamento de redes.
2- O que deve e não deve ser feito para um bom projeto?
Um bom projeto deve ser planejado de maneira alinhada com o negócio e com as restrições técnicas da organização. Uma boa prática é considerar uma estrutura de gestão de projetos, com documentação, definição do escopo, das atividades e responsáveis pelas mesmas, alocação dos recursos, cronograma e orçamento. Outros elementos associados à operacionalização dos trabalhos são o uso de ordens de serviço, a criação de programas de testes e a adoção de um diário de engenharia. Neste sentido, o que não deve ser feito é pensar de modo imediatista, somente “apagando incêndios”; a principal característica do projeto de cabeamento estruturado é justamente a escalabilidade, levando em conta o potencial futuro das aplicações de TI.
3- Que material existe (NA INTERNET) que ajuda nesta tarefa? ( Além do meu, claro! )
Recomendo o seguinte material: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1916
Nele é abordado o desenvolvimento, aplicação e análise de projetos de cabeamento estruturado segundo a metodologia PMI. É uma abordagem bastante interessante, principalmente para os entusiastas em gestão de projetos.
4- Como a Computação em Nuvem e os Datacenters contribuem, em sua opinião, para a evolução dos Sistemas de Informação.
A computação em nuvem amplia o poder computacional de uma organização, possibilitando a contratação de serviços de SI/TI que são oferecidos através da internet (software como serviço, plataforma como serviço, banco de dados como serviço, infraestrutura como serviço, ensaio como serviço).
Já os datacenters