Projeto de cabeamento estruturado
Projeto de Cabeamento de Rede | Curso Técnico de Nível Médio em Redes de Computadores | Turma: 27194 | Disciplina: Cabeamento Estruturado | Discentes: Dammy Oliveira Elvis Marx Felipe Oliveira | Docente: Cléber Araújo |
Ilhéus – Bahia
2011
01. Introdução
O projeto mostra a estruturação do cabeamento dentro de uma empresa de publicidade. Onde a ideia central do cabeamento estruturado é cabear todo o prédio de forma a colocar pontos de rede em todos os pontos onde eles possam ser necessários. E todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede. Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas a instalação fica pronta para quando precisar ser usada. A ideia é que a longo prazo é mais barato instalar todo o cabeamento de uma vez, de preferência antes do local ser ocupado, do que fazer modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.
O padrão para instalação de redes locais em prédios é o ANSI/TIA/EIA-568-B, que especifica normas para a instalação do cabeamento, topologia da rede e outros quesitos, que chamamos genericamente de cabeamento estruturado. No Brasil, temos a norma NBR 14565, publicada pela ABNT em 2001.
Tudo começa com a sala de equipamento (equipmentroom), que é a área central da rede, onde ficam os servidores, switches e os roteadores principais. A ideia é que a sala de equipamento seja uma área de acesso restrito, onde os equipamentos fiquem fisicamente protegidos.
Em um prédio, a sala de equipamento ficaria normalmente no andar térreo. Seria inviável puxar um cabo separado para cada um dos pontos de rede do prédio, indo da sala de equipamento até cada ponto de rede individual, por isso é criado um segundo nível hierárquico, representado pelos armários de telecomunicações (telecommunicationsclosed).
O armário de telecomunicações é um ponto de