Projeto do pim
A mão invisível é poderosa mais não onipotente. Um equilíbrio de mercado maximiza a soma dos excedentes do produtor e do consumi. Quando, em um mercado, os compradores e produtores são as únicas partes interessadas, esse resultado é eficiente do ponto de vista da sociedade como todo. Mas quando há efeitos externos, como poluição, a avaliação dos resultados de mercados exige que também seja levado em conta o bem-estar de terceiros. Neste caso, a mão invisível do mercado pode falhar na tarefa de alocar eficientemente os recursos.
EXTERNALIDADE:
Falhas de mercado, quando um mercado impacta consumidores ou produtores que não estejam participando desse mercado, efeitos colaterais são criados chamados externalidade.
Podem causar ineficiência dos mercados, e assim não ser possível maximizar o excedente total.
Uma externalidade acontece quando uma pessoa influencia o bem-estar de uma outra pessoa, e essa outra pessoa não paga ou não recebe nenhum tipo de compensação por essa influência.
Falhas de mercados:
Quando o impacto é adverso a externalidade é negativa e quando o impacto é benéfico a externalidade é positiva.
Externalidade Negativa: Fumo do cigarro, dióxido de Carbono dos Automóveis, cães latindo, som alto.
Externalidade positiva: Vacinas, prédios históricos restaurados, pesquisa de novas tecnologias.
Mercado do alumínio e economia do bem-estar é a quantidade produzida e consumida no equilíbrio de mercado é eficiente no sentido que ele maximiza os excedentes do consumidor e do produtor. Se a indústria de alumínio emite poluição externalidade negativa, dessa forma o custo para a sociedade de se produzir alumínio é maior que o custo de produzir alumínio. Já o custo social é dado pelos custo privados dos produtores mais o custo daquele negativamente afetados pela poluição.
Externalidades negativas na produção é a interseção da curva da demanda com a curva dos custos social que determina o nível de produção ótimo.
Obtendo a produção