PROJETO DID TICO PEDAG GICO Nega
Público Alvo: Alunos da Ed. Infantil ao Ensino Médio e EJA
Instituição: Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza
Tempo: Semana Cultural dos povos Indígena
Disciplinas que serão contempladas: Português, Matemática, História, Geografia, Artes, Física, Química, História de Identificação, Ed. Física, Ciências, Sociologia, Filosofia, Religião.
Introdução
A Educação diferenciada, nos Koiupanká sempre esteve em pauta nas discussões de povo e este conhecimento e garra do povo Koiupanká levou a tomar decisões de lutar também além da TERRA, pela educação escolar. Acreditávamos que o ensino escolar seria mais uma ferramenta para reivindicar nossos direitos e formar grandes guerreiros para manter vivas nossas tradições, uma tarefa árdua, mas nem por isso, impossível.
Em cada forma simples peculiar de nossos mais velhos, buscamos fazer o diferenciado, pois tínhamos a ideia de como fazer o ensino escolar, todavia nunca o tinha sido realizado em sala de aula. As lideranças e comunidade foram muito firmes nas decisões e idéias de como oferecer um ensino diferenciado.
Podemos dizer que o corpo docente da Escola Ancelmo Bispo no início, em 2006 pode ter o privilégio de ser os aprendiz e mestres ao mesmo tempo. Passamos a ensinar de tal forma que nossas crianças nunca iriam ouvir e vivenciar em outra escola, mesmo com um “ensino de qualidade” e tínhamos em mãos o que podíamos transformar a forma de ver nós mesmo enquanto povo, o tão falado e almejado, ensino diferenciado. Os professores eram orientados que a escola teria que ser uma porta para entrar as formas de ensinar dos mais velhos, romper a visão preconceituosa da sociedade, que a educação indígena só haveria com a língua materna.
O otimismo foi um forte aliado a tantas decepções, pois não tínhamos o apoio do Estado além da implantação do ensino em nossa comunidade, velhas cadeiras e mesas doadas de outra escola. Os lideres sempre passando palavras