Projeto dengue
-------------------------------------------------
CREDENCIADA PELA PORTARIA Nº 430 DE 15/02/2002, PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL EM 19/02/2002. NUPPE – Núcleo de Pesquisa Pós - Graduação e Extensão LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ADRIANA EVANGELISTA DA CONCEIÇÃO
LUZIANA DE JESUS SILVA
SDNEY SANTIAGO DA SILVA
VALDIRENE DA C. PEIXOTO SANTIAGO
VAMOS ACABAR COM A DENGUE ANTES QUE ELA ACABE COM A GENTE.
SAPEAÇU – BA
ABRIL DE 2013
Justificativa
Tendo em vista, a epidemia de dengue que assola a cidade de Cruz das Almas no Estado da Bahia nos últimos anos e a necessidade de esclarecimento da população como um todo a respeito de como evitar a proliferação do mosquito, e em especial a comunidade escolar, torna-se de alta relevância a execução deste projeto.
No verão, os cuidados devem ser redobrados porque é justamente nesse período que o mosquito transmissor da dengue, (Aedes aegypti) encontra condições mais favoráveis para proliferar por causa do descuido das pessoas em suas casas e até mesmos em ambientes de trabalho, contribuindo para a quantidade de casos notificados todos os anos.
No ano de 1994 através da Secretaria Municipal de Saúde e do órgão Vigilância epidemiológica (VIEP) começou na cidade, o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) que constatou dezenas de casos, que desde então, vem preocupando os moradores pelo fato de ser um problema de ordem pública mesmo que no decorrer dos anos, os avanços com estudos e pesquisas vem aumentando, mas se não houver a consciência das pessoas de nada adianta pois o problema precisa ser resolvido à partir de cada lar.
Os agentes fizeram um trabalho de visita em dezembro de 2012, a 30300 imóveis em 23 bairros onde 12% destes ficaram pendentes e o índice predial ficou em 1,1%. Assim o município ficou classificado em