PROJETO DE UTILIZAÇÃO DE COMPOSTAGEM NAS PRAÇAS E JARDINS PÚBLICOS DA CIDADE DE MANAUS
Baseado nos estudos em Ecodesign, gestão em design e amparado pela legislação de descarte de resíduos sólidos, o presente projeto tem como objetivo unir a instituição privada, o apoio publico em um beneficio a sociedade.
No Brasil, 60% da composição dos resíduos é matéria orgânica passível de reciclagem por meio do processo de compostagem, um método simplificado e sem custos elevados para o seu tratamento sanitariamente adequado.
Manaus é uma metrópole onde o alimento tem um custo muito alto, devido a sua situação geográfica, em que os meios de transporte encarecem todo e qualquer produto que aqui chega.
Isso faz com que o alimento desperdiçado e que vira lixo, tenha um valor agregado muito alto, sendo necessário um esforço conjunto para transformar esse lixo em retorno para a sociedade e meio ambiente.
2-OBJETIVO
O projeto tem como objetivo a captação de resíduos sólidos de mercados e feiras da cidade, para a produção de adubo através da compostagem e posteriormente a distribuição de uma terra beneficiada para a melhoria dos jardins, praças e espaços públicos da cidade de Manaus.
3-CONTEXTO
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU), mais da metade da produção de frutas e verduras é desperdiçada na América Latina. Cerca de 20% da produção é jogada no lixo antes de sair da propriedade rural.
Na cidade de Manaus , é a Secretaria Municipal de Limpeza (SEMULSP) que é responsável por recolher 95,4 toneladas de alimentos nas lixeiras, em 39 feiras e mercados. Por mês, os alimentos desperdiçados somam 2.862,9 toneladas.
A Feira da Panair, no Educandos, zona sul, é a campeã em despejo de comida no lixo: 9,7 toneladas por dia.
Sendo em sua maioria o desperdício de peixes, que tem maior rotatividade de vendas pela parte da manhã .
Mais de 1,5 toneladas de frutas e legumes