Projeto de sustentabilidade
Sustentabilidade
É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
Projeto casa Sustentável
Construção
Uma obra de construção de uma casa em suas diferentes fases consome recursos naturais caros e que agridem o meio ambiente, como madeiramento e tijolos, uma opção é optar por tijolos ecológicos e madeiras com certificação de Origem.
Tijolo Ecológico
Não precisam ser queimados em forno, logo não proporcionam agressão ao ecossistema e, por isso, são conhecidos como ecológicos. O tijolo ecológico pode ser chamado de solo-cimento, ele poupa em média a queima de sessenta árvores na construção de uma casa, outra vantagem é que com esse tipo de construção, não é necessário um tipo de mão de obra especializada e também proporciona economias em outras partes da obra, como alvenaria, fundação, hidráulica, elétrica e telhado. Ele é fabricado da seguinte forma: O solo (terra) é misturado com cimento e prensado, após a prensa ele é curado, o tempo de cura depende do cimento usado (CP2, CP3 E CP5). Como no processo de fabricação ele não se utiliza energia oriunda de degradação do meio ambiente, é chamado de “ecológico”. Ao usar CP5 aumenta sua resistência.
Custo: R$ 380,00 (1000 tijolos) – O dobro do preço da versão comum.
Comentário dos especialistas: vale à pena investir no tijolo ecológico. Como dispensa acabamento com massa corrida, na ponta do lápis não onera em nada o orçamento da obra.
Madeira com certificado de Origem
Ela vem com um selo que atesta que a madeira foi extraída sem degradar o solo nem o ambiente de