Projeto de pesquisa
Os efeitos do álcool no comportamento de adolescentes no sexo masculino.
Os efeitos do álcool no comportamento
Problema: quais os comportamentos emitidos com mais frequência durante e após o consumo do álcool.
Justificativa: De acordo com Aguiar et al. (2001), dissidentes do pensamento de Vygotsky, os critérios que poderiam definir a adolescência, não fazem parte da constituição do indivíduo, mas são construídos pela cultura. Ou seja, quando uma determinada sociedade exige de seus membros uma longa preparação para entrar no mundo adulto, como a nossa, terá de fato o adolescente e as características psicológicas que definirão esta fase. A adolescência então é uma fase típica do desenvolvimento do jovem de nossa sociedade. Isso porque uma sociedade evoluída tecnicamente, isto é, industrializada, exige um período para que o jovem adquira os conhecimentos necessários para dela participar.
O álcool presente nas bebidas alcoólicas é o etanol, produzido pela fermentação ou destilação de vegetais - como a cana-de-açúcar e também de frutas e grãos. No Brasil, há uma grande diversidade de bebidas alcoólicas, cada tipo com quantidade diferente de álcool em sua composição.
É uma substância depressora do Sistema nervoso central, obtida a partir da fermentação ou destilação de cereais, raízes e frutas. O álcool, principalmente por ser uma substância lícita, está presente em quase todas as culturas e participa do cotidiano e de vários rituais da humanidade (Ministério da Justiça do Brasil).
Levantamento realizado em 2007 investigou os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira. O estudo foi realizado em 143 municípios do País e detectou que 52% dos brasileiros acima de 18 anos faz uso de bebida alcoólica pelo menos uma vez ao ano. Do conjunto dos homens adultos, 11% bebem todos os dias e 28 % de 1 a 4 vezes por semana (IBGE).
Alcoolismo nunca foi problema exclusivo dos adultos. Hoje, no Brasil, causa