Projeto de pesquisa
Quais elementos intertextuais estão presentes no capítulo Trinte e um, da obra Harry Potter e o Cálice de Fogo, como esses elementos podem aumentar e auxiliar no conhecimento enciclopédico dos leitores em especial jovens e crianças?
2. Hipóteses
O capítulo “A terceira tarefa” em Harry Potter e o Cálice de Fogo, apresenta elementos intertextuais com a mitologia grega e nórdica.
O capítulo “A terceira tarefa” em Harry Potter e o Cálice de Fogo, faz um diálogo com a história contemporânea.
Essas intertextualidades auxiliam os leitores a adquirir conhecimentos enciclopédicos e diversos.
3. Objetivo:
Analisar os elementos intertextuais encontrados no capítulo Trinta e um “A terceira tarefa”(p.443-464), a fim de demonstrar os benefícios para o conhecimento geral dos leitores em especial de crianças e adolescentes de forma mais “lúdica”.
4. Justificativa:
Os livros de Harry Potter estão presentes na vida cotidiana de grande parte da população mundial, e com uma presença maior entre crianças e jovens. Esses livros são carregados de referências a mitologias, história contemporânea, línguas como o grego e o latim etc. Se essa obra trabalhada de maneira “lúdica”, além de incentivar o gosto pela leitura,
auxilia também no desenvolvimento de matérias escolares, além da língua portuguesa.
5. Fundamentação Teórica:
Esse projeto está apoiado teoricamente em dois textos de José Luiz Fiorin (2005) e (2006), e em Bakhtin (2000). Fiorin introduz alguns dos conceitos chaves de Bakhtin que dá a noção de gênero.
Para Bakhtin intertextualidade em sua visão dialógica, são os discursos dialogando entre si.
6. Metodologia:
O corpus dessa pesquisa é o capítulo trinta e um do livro Harry Potter e o Cálice de Fogo.
A partir das leituras solicitadas em aula e as explicações sobre o projeto, foi feito um levantamento bibliográfico para que fosse escolhida a obra de J.K Rowling para compor o corpus da pesquisa. A