projeto de pesquisa
ERIK ALESSANDRO ALVES
A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Bauru
2015
ERIK ALESSANDRO ALVES
A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, sob orientação da Profª. Dra. Poliana S. A. Santos Camargo para avaliação.
BAURU
2015
ANÁLISE DAS ENTREVISTAS – CONCLUSÃO Realizei quatro entrevistas com professores(as) da rede pública de ensino, sendo três de filosofia e um(a) letras. Dentro dessas quatro, existem professores(as) efetivos(as) e outros contratados(as); o motivo disso é para que minha análise não fique focada somente em um caso, mas que permita enxergar a diversidade de casos e opiniões.
Analisando as respostas das perguntas.
A primeira questão se referia à renda mensal; dentre os quatros entrevistados a menor renda foi de três salários mínimos, onde a professora era da categoria contratada. Com os professores efetivos, a resposta foi quatro/cinco salários mínimos. Questionei para ambos se estavam felizes com a sua renda, todos responderam que não, justificaram que para se chegar aos cinco salários mínimos foi preciso anos de experiência, cursos e cursos de capacitação e pós graduação, onde ainda todos os participantes trabalhavam com sua carga completa e muitas vezes lecionando em duas escolas.
Quando questionei o motivo pelo qual decidiu-se ser professor, alguns não souberam ou tiveram dificuldade em responder a questão, os que mostraram ter um motivo específico disseram que sempre admiraram a profissão ou que acreditam na transformação do ser humano pela educação.
Sobre as dificuldades que enfrentam em lecionar, obtive como primeira resposta as salas lotadas, seguindo de indisciplina, falta de interesse e motivação. Infelizmente essas