Projeto de pesquisa
Porque ocorre a troca do suco da fruta pelo suco industrializado.
2 HIPÓTESE
Os corantes e conservantes tem gerado doenças prejudicando a saúde dessa população, e por falta de informação as pessoas tem consumido frequentemente sucos industrializados.
3 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
A diversidade de frutas do Brasil está representada por aproximadamente 500 espécies, sendo o grande centro de diversificação a Amazônia Brasileira, onde são encontradas cerca de 220 plantas produtoras de frutos comestíveis. (GIACOMETTI, 1993).
Alimentos de origem vegetal, por exemplo frutas, têm grande importância na nutrição humana devido ao grande conteúdo de vitaminas e sais minerais (NASCIMENTO et al., 1999).
Suco ou sumo é a bebida não fermentada, não concentrada, ressalvados os casos a seguir especificados, e não diluída, destinada ao consumo, obtida da fruta madura e sã, ou parte do vegetal de origem, por processamento tecnológico adequado, submetida a tratamento que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 2009.)
Os sucos de frutas são importantes fontes de vitaminas, sais minerais, ácidos orgânicos e fibras, e incluídos na dieta da população ajudam a manter a saúde. Durante as etapas de processamento dos sucos, podem ocorrer modificações nos componentes dos frutos, afetando suas propriedades sensoriais e nutritivas. (FERNANDES, et al. 2008)
O mercado brasileiro de suco de fruta industrializado vem crescendo rapidamente nos últimos anos. O suco de fruta pronto para beber é o principal responsável por essa expansão, que vem acompanhando a tendência mundial de consumo de bebidas que oferecem saúde, conveniência, sabor, inovação e prazer. (FERRAREZI; SANTOS; MONTEIRO, 2010)
Os sucos industrializados estão em grande disponibilidade no mercado, com preços acessíveis a qualquer classe. São melhores que os refrigerantes, mas em alguns casos contem mais açúcar que o mesmo. Possui altos malefícios a