projeto de pesquisa
Luciene da Silva
PROJETO DE PESQUISA: SERVIÇO SOCIAL
POLITICAS DE SAÚDE PARA PESSOAS IDOSAS:
Uma análise do contexto atual
CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
Outubro de 2013
Luciene da Silva
POLITICAS DE SAÚDE PARA PESSOAS IDOSAS:
Uma análise do contexto atual
Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 7º semestre, para as disciplinas de: estatística e indicadores sociais, metodologia da pesquisa científica, processos de trabalho em serviço social e oficina de formação: tecnologia da informação.
CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
Outubro de 2013
Introdução
Um fato que tem marcado as sociedades atuais, é o envelhecimento acelerado da população, de acordo com o aumento da tecnologia, desenvolvimento da medicina, percebe-se que a expectativa de vida tende á aumentar, e os índices de mortalidade á diminuir, e para acompanhar esse ritmo de crescimento do número de idosos, torna-se necessário pensar alguns mecanismos de inserção desses sujeitos nos vários setores da sociedade. Pretende-se aqui fazer uma simples análise das políticas de saúde direcionadas aos idosos, existentes em nosso país, pois, considera-se primordial para que o idoso tenha uma vida proporcionalmente ativa, é necessário estar com a saúde em dia.
Como objeto principal dessa pesquisa está a política nacional de saúde da pessoa idosa, (Portaria Nº 2.528, de 19 de outubro de 2006), esta política tem como finalidade primordial a recuperação, manutenção e promoção da autonomia e da independência da pessoa idosa, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Considera-se alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.
A questão do idoso é um assunto que tem despertado