Datação
GEOCRONOLOGIA
Ramo das ciências geológicas que utiliza todos os métodos científicos que possam ser aplicados na datação dos eventos terrestres.
1
30/08/2014
Datação relativa
• Como o nome indica, não permite obter uma idade absoluta, isto é, em valores numéricos, mas uma comparação de idades. • Para se determinar a idade relativa de uma sequência sedimentar podemos usar os chamados princípios fundamentais da estratigrafia Princípio da horizontalidade
• Estabelece que os sedimentos são depositados como camadas geralmente horizontais.
• Ao encontrarmos uma sequência de camadas de rochas sedimentares dobradas ou inclinadas sabemos que as rochas foram deformadas por esforços tectônicos após a sua deposição.
2
30/08/2014
Princípio da continuidade lateral
• Um estrato tem sempre a mesma idade ao longo de toda a sua extensão, independentemente da ocorrência da variação horizontal (lateral) de fácies.
• Uma camada limitada por um muro (base) e por um tecto (topo) e definida por uma certa fácies tem a mesma idade ao longo de toda a sua extensão lateral.
3
30/08/2014
4
30/08/2014
Princípio da superposição - Numa sequência, não deformada tectonicamente, cada estrato é mais novo que o que lhe serve de base (muro) e mais recente que aquele que lhe está sobreposto (teto).
- Exceções: sedimentação em cavernas e os terraços fluviais.
Este princípio refere que qualquer inclusão é mais antiga que a rocha ou estrato que inclui.
Princípio da inclusão
Este princípio refere que qualquer inclusão é mais antiga que a rocha ou estrato que inclui 5
30/08/2014
6
30/08/2014
Princípio do sincronismo ou da identidade paleontológica Dois estratos apresentam a mesma idade se apresentarem o mesmo fóssil de idade.
•
Princípio da identidade paleontológica.
442-448 Ma
442-448 Ma
Biocronologia
Sucessão
faunística os organismos fósseis sucederam-se no tempo geológico