Projeto de pesquisa
INTRODUÇÃO AO TRABALHO CIENTIFICO
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PROJETO DE PESQUISA
NOME: ERNÂNI BERNARDINO ALVES DE SENA
Salvador - BA
2009
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A partir da análise das exportações de serviços da Odebrecht é possível perceber a redução da vulnerabilidade externa do país em função da reserva de mercado para bens e serviços brasileiros?
OBJETIVOS
Geral: mostrar como a partir de um contrato de exportação de serviços de engenharia e construção pode-se observar a formação de reserva de mercado no exterior para produtos e serviços fornecidos por empresas brasileiras.
Especifico: identificar os efeitos que essas exportações exercem internamente sobre outros setores da economia e apresentar algumas propostas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor.
JUSTIFICATIVA
As razões pessoais que me levaram a escolher esse assunto como objeto de pesquisa foi à curiosidade e o interesse que tenho sobre o comércio internacional de serviços. Acredito que é um segmento promissor na economia e que podem surgir muitas oportunidades de emprego nessa área.
Do ponto de vista técnico, a pesquisa justifica-se em função do interesse do governo brasileiro em conhecer melhor o funcionamento do setor analisado para alcançar o objetivo de ampliar as exportações de serviços de engenharia e construção. Esses segmentos apresentam valor de exportações anuais que oscilam entre US$ 1 bilhão e US$ 1,7 bilhão nos últimos 14 anos, isso representa apenas 1% do total das exportações mundiais do setor. Além disso, é um setor que apresenta forte aderência aos principais objetivos nacionais. Por isso, quanto mais informações sobre os efeitos positivos desse setor na economia, melhor será o aproveitamento das oportunidades que surgirão em função do crescimento dessas exportações.
HIPÓTESE E VARIÁVEIS
Hipótese
Em função do problema apresentando, sugere-se a hipótese de que as exportações da