Projeto de Pesquisa
A residência da família Smith, fica localizada em Araraquara- São Paulo. Uma casa no interior que explora da iluminação natural, ela desenha sombras, ilumina a rampa, reflete no piso de pedra e realça as linhas do projeto.
O arquiteto Mauricio Mendonça, junto com o sócio Henrique Reinach, projetaram uma residência em que área social é o coração da planta, conectada a varanda e ao jardim, a circulação internar torna-se um verdadeiro passeio, por isso o uso da rampa em vez de escadas.
Um desafio dessa residência era dimensionar o tamanho dos cômodos e a relação entre eles para que não se criem lugares isolados. Buscando soluções de circulação e projeto dessa casa de lazer.
A fachada da casa foi parcimonioso a garagem, situada na lateral, junto com a ala de serviço. De um lado, a estrutura de concreto aparente e, de outra, o ambiente do escritório, que se projeta em balanço sobre o jardim, entre os dois lados, encontra-se a porta de entrada.
A metragem do térreo segue em 703m², com a varanda, sala de estar (84m²), home theater (56,25m²), copa (25m²), cozinha (19,5m²), sala de jantar (19,5m²), sala de brincar (30m²), sala de ginástica (19,5m²), garagem (96m²), depósito, lavanderia, dormitório dos empregados, suíte dos empregado, suíte de hóspedes e dormitório simples. A metragem no 2º pavimento segue em 448m², com dormitório 1 (40m²), dormitório 2 (36m²), dormitório 3 (36m²), banheiro social, sala de TV (30m²), escritório (27m²), suíte máster (44m²) com closet (22,5m²) e banheiro com jardim, saindo pelo solário.
A laje da varanda da origem a um solário/gazebo que é uma construção que se integra ao jardim da residência, ela tem uma cobertura, mas as partes laterais são abertas, com a finalidade de descanso, meditação, banho de sol, reuniões de amigos e família. Esse terraço é conectado ao jardim ou então, pela sala de TV, no piso superior. A suíte master também tem ligação direta com ele.
Tem uma cozinha acessível, por está naturalmente perto da