LITERATURA E LUDICIDADE
É dentro desse contexto que a literatura entra na escola pela mão do professor, na família pela mão dos pais ou amigos para transformar uma realidade, realizar uma interação e bem trabalhada ela pode mudar conceitos e pré- conceitos. Nas palavras de Góes (1984/1991, p. 27):
Muitos de nós fomos influenciados por um livro quando crianças. O livro traz conhecimento do mundo, do homem, das coisas, da natureza, do progresso das ciências e das técnicas. Os livros, podemos dizer, auxiliam na aprendizagem do mundo e formam o leitor no gosto. Formar o gosto, possibilitar escolhas são coisas fundamentais na vida adulta.
A Literatura Infantil tem esse potencial influenciador pois além de entreter ela instrui e educa, desse modo deve-se explorar ao máximo esse poder para incluir e exterminar os preconceitos sejam quais forem. As literaturas precisam incluir a aceitação do diferente, da realidade moderna, mostrar que a cor da pele não muda nada em relação a convivência ou qualquer coisa que seja e rever o conceito entre bem e mal. Alguns clássicos da literatura como é ocaso do Patinho Feio citado no Texto por exemplo, é um caso de exclusão do diferente e da própria falta de aceitação de si mesmo por causa do preconceito impregnado no lugar em que o patinho vivia.
A literatura bem utilizada, e livros bem elaborados podem ajudar as crianças e jovens das nossas