Projeto de pesquisa
Este trabalho versa sobre um tema relevante na sociedade, o alcoolismo, que é um problema social que assola toda a humanidade. Infelicitando famílias, amargurando os lares, enchendo igualmente tanto prisões como hospitais. A intenção deste trabalho é analisar como o alcoolismo é enfrentado no âmbito jurídico, especialmente na área trabalhista, pois existe uma discussão sobre a embriaguez no trabalho: motivo para demissão por justa causa ou o problema do alcoolismo é uma doença que a ser tratada. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, tendo como referência principal a obra doença no mundo do Direito de João Régis Fassbender Teixeira. Também serão utilizadas contribuições de outros autores a temática estudada.
2. TEMA
2
1 Embriaguez no trabalho: motivo para demissao por justa causa ou doença.
3. DELIMITAÇÃO DO TEMA
1
2 Embriaguez no âmbito trabalhista: justa causa ou doença
4. PROBLEMA
O alcoolismo é um grave problema social, que atinge todos os setores da sociedade. Diante disso, é preciso analisar tal problema de diversos ângulos. A embriaguez por si só já constitui um prejuízo a quem consome o álcool, e quando tratamos deste problema no âmbito do Direito do Trabalho, vemos que as consequências são ainda maiores. Portanto torna-se imprescindível fazer uma reflexão sobre o alcoolismo dentro do ambiente de trabalho, pois esse problema tem sido um dos maiores causadores de demissão e também de problemas de relacionamento entre funcionários.
5. OBJETIVO GERAL
➢ Entender como o alcoolismo é enfrentado no âmbito do Direito do Trabalho.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2
➢ Fazer uma reflexão sobre o problema do alcoolismo na sociedade, dando ênfase ao âmbito do Direito de Trabalho. ➢ Analisar se alcoolismo é enfrentado como doença a ser tratada ou se é um falta grave ensejadora de uma demissão por justa causa.
7. JUSTIFICATIVA – qual a razão?
O propósito de