Projeto de Pesquisa
O Transtorno Dismórficos Corporal (TDC) é um problema de saúde mental relacionados à imagem corporal, em que um indivíduo tem uma preocupação com um ou mais defeitos percebidos em sua aparência. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais(DSM IV) define transtorno dismórfico corporal como um transtorno somatoforme marcado por uma preocupação com um defeito imaginário (ou real) na aparência física que causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou outras áreas importantes de funcionamento do indivíduo, tais como estudos e relacionamentos íntimos. Às vezes, inclui evitar aparições públicas e até mesmo ir ao trabalho, comportamento como sair de casa sozinha à noite para evitar ser visto ou não ir a todos, chegando ao isolamento social. Acrescenta ainda, que é capaz de produzir uma imagem distorcida do corpo. Nesse caso o transtorno afeta aquelas pessoas que são extremamente critícas da sua aparência física e imagem corporal. E esse distúrbio provoca uma deterioração da qualidade de vida e tende a ser comorbidade com transtorno depressivo maior e fobia social. Com uma taxa de ideação suicida de cerca de 80%, casos extremos de TDC podem ser considerados fatores de risco para o suicídio, no entanto, muitos casos de TDC são tratados com intervenção psiquiátrica ou psicológica. Uma pessoa com esse transtorno pode ser tratada com psicoterapia, medicação ou ambas as modalidades. A pesquisa mostrou que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e os inibidores seletivos da recaptação da serotonia (ISRS) podem ser eficazes no tratamento de TDC.
Nesses transtornos a preocupação é com o tamanho ou forma do corpo como um todo. No TDC se refere a uma ou mais partes do corpo como sendo nariz, boca, queixos, seios, cabeça, cabelo, pernas, quadris, entre outras.
Tavares (2003) diz que a compreensão do conceito de Imagem Corporal está vinculada ao significado dos termos imagens e corpo e que sua definição não é