Projeto de Pesquisa
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PROJETO DE PESQUISA
CHRISTIAN LAROQUE DE MEDEIROS
ANÁLISE DAS ROTINAS PRODUTIVAS DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA EM PELOTAS
Pelotas
2013
PROJETO DE PESQUISA
1. TÍTULO Análise das rotinas produtivas do profissional de comunicação multimídia em Pelotas
2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Como se desenvolvem as rotinas produtivas do profissional de comunicação multimídia em Pelotas?
3. HIPÓTESE As rotinas produtivas do profissional de comunicação multimídia de Pelotas determinam uma baixa qualidade jornalística e cobertura superficial dos fatos.
4. OBJETIVO GERAL Analisar como se desenvolvem as rotinas produtivas do profissional de comunicação multimídia em Pelotas.
4.1 Objetivos Específicos
Caracterizar multimídia.
Definir a profissão de jornalista.
Caracterizar ética profissional.
5. JUSTIFICATIVA O profissional jornalista que as empresas estão buscando é um jornalista multitarefa, multimídia, pois necessita dar conta de várias tarefas a um só tempo. Saber onde está a notícia, ter bagagem cultural, gostar de tecnologia, ter domínio da língua portuguesa, ter domínio de ao menos uma língua estrangeira, ser rápido, ser transparente, ético, enfim. A aptidão de antecipar tendências, com a habilidade de olhar de diferentes ângulos e ver no presente aquilo que terá alguma relevância no futuro. É preciso colher, selecionar e tratar os fatos para que se tornem relatos dignos de ser lidos e com informações relevantes para o público, servindo de ferramentas democráticas e de cidadania.
6. SUMÁRIO
Cap. I - Jornalismo e suas rotinas 1.1. O que é jornalismo 1.2. O que é notícia 1.3. Rotinas produtivas das notícias 1.4. Rotinas dos jornalistas 1.5. Novos requisitos profissionais
Cap. II - As novas mídias e seus profissionais 2.1. As novas mídias 2.2. As multimídias (integralização) 2.3. Revolução no mundo