projeto de pesquisa
Este documento tem como objetivo detalhar e apresentar um projeto de enfrentamento a violência doméstica, que será desenvolvido por 13 ONGs conveniadas com O Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS da sub prefeitura da região de Cidade Ademar e Pedreira. De acordo com observações dentro de Organizações não Governamentais - ONGs, Escolas,Postos de Saúde e conselho tutelar da região os casos de violência contra crianças e adolescentes, cometidas por pais ou familiares, vem aumentando de forma desenfreada e por falta de esclarecimentos ou medo a maioria deles ficam no anonimato. A violência doméstica ou familiar é aquela praticada em casa, em família, independente de condição socioeconômica, pode ser compreendida como qualquer ação ou omissão que resulte em dano físico, sexual, emocional, social ou patrimonial de um ser humano, onde exista vinculo familiar e intimo entre a vitima e o agressor.
Justificativa
A violência contra a mulher, especialmente a chamada violência doméstica, em suas várias formas, vem assumindo proporções alarmantes em nossa sociedade.
Os mecanismos legais, como a Lei Maria da Penha, têm contribuído para o enfretamento de parte dos abusos violentos, mas a grande maioria das mulheres que sofrem violência, principalmente nos estratos socioeconômicos desfavorecidos, não recorrem à Justiça, seja por desconhecimento de seus direitos, seja por medo e ameaças dos seus parceiros, ou por sentimentos de desvalia pessoal e de incapacidade de se defender e sobreviver economicamente. A rede de assistência à saúde física e mental não tem suportado a crescente demanda de novos casos. Neste sentido, há necessidade do estabelecimento de parcerias para ampliar o atendimento às vítimas de violência doméstica.
Qualquer que seja a forma de violência sofrida, além da proteção jurídica, a vítima necessita de acompanhamento e tratamento psicológico. O problema é que a grande