projeto de pesquisa
Todo e qualquer projeto, em qualquer campo de atuação compõe-se dos itens expostos abaixo., sua elaboração deve ser simples, clara e objetiva, porque ele roteiriza uma ação que se pretende desenvolver. Entretanto, é fundamental que seja devidamente elaborado, em bom português, pois um projeto confuso e mal elaborado conduz ao entendimento de que seu proponente não sabe o que fazer. Sendo assim, observe cada etapa dessa elaboração:
.Título (De que se trata?)
O título de um projeto é seu cartão de visita. Além de indicar a que se refere, deve ser motivador à leitura. Por isso mesmo deve ser simples, objetivo e totalmente comprometido com os objetivos propostos.
1 Tema / Problema (Que questões se pretende pensar?)
Todo trabalho de pesquisa a ser realizado tem um tema e deve ser guiado por questões que constituem o problema. Devemos neste espaço contextualizar o tema, abordar aspectos do assunto mais geral, no qual o tema está inscrito, procurando clarear os questionamentos sobre a necessidade, a importância, validade, e demais fatores que nos levem ao planejamento de uma pesquisa consistente. Toda pesquisa é dirigida a um determinado tema e por uma problematização que devem ser levantados para a adequação da metodologia de pesquisa proposta.
2 Justificativa (Por que o projeto deve ser realizado?)
A justificativa parte do tema e do problema, mas não deve ser confundida com aqueles. Neste item, elaboramos as razões que explicam a importância do projeto, dando-lhe consistência.
3 Objetivos - Geral e Específicos (Que aspectos da realidade estudada serão modificados?)
Grosso modo, os objetivos estão sempre relacionados ao que se pretende alcançar.
O objetivo geral remete-se àquilo que se considera o ideal da pesquisa; tem um caráter mais amplo. É sempre apenas um.
Os objetivos específicos, como o próprio nome diz, se referem às especificidades do recorte temático ou, também, às metas que podem ser alcançadas em