Projeto de pesquisa
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
FABIANA MARIA DE FARIAS SILVA
ABUSO SEXUAL INFANTIL
MACEIÓ
2012
1. Introdução
Este é um projeto de pesquisa bibliográfica apresentada a Unopar (Universidade Norte do Paraná) por mim, Fabiana Maria De Farias Silva, como requisito parcial para avaliação da disciplina Estatistica e indicadores Sociais, do 7º período do curso de Bacharel em Serviço Social do Polo do município de Maceió no estado de Alagoas.
O referido projeto abordará o abuso sexual infantil, seu mecanismo de desenvolvimento e estratégias de proteção eficazes. Essa violência é multicausal e vem atingindo cada vez mais as crianças em nosso país, pois esse problema é mais comum e frequente do que a sociedade imagina.
2. Delimitação e formulação do Problema
Este projeto vem à pesquisa do abuso sexual infantil na perspectiva de conhecer os mecanismos de desenvolvimento do abuso bem como de praticas de prevenção do mesmo. O Abuso Sexual Infantil ocorre quando um adulto abusa de uma criança, podendo ocorrer em ambiente familiar ou fora dele. Consiste no ato de uma pessoa usar a criança para obtenção de prazer sexual, também podendo se classificar exploração sexual, estimulação a prostituição, turismo sexual e pornografia infantil.
Em dados obtidos por Braun em suas pesquisas, destacou que há um número significativo de crianças abusadas sexualmente entre os 10 aos 14 anos, em segundo entre os 5 a 9, depois 15 a 17 e 4 anos.
Esse não é só um problema da criança, e sim de uma rede de pessoas, que juntos devem formar uma rede de proteção. Uma rede de proteção é constituída de várias pessoas e organizações (família, instituições religiosas e Associações de Bairro, CRAS, ONGS, escolas, Conselho Tutelar, delegacia, Serviço de Acolhimento as Vitimas de Violência, unidades de saúde, Serviço de Enfrentamento da Violência do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, abrigos,