projeto de pesquisa
GUILHERME ARAUJO TEIXEIRA
OS DESAFIOS DA IGREJA BATISTA NA PÓS-MODERNIDADE
SÃO GONÇALO - RJ
JULHO/2013
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA GONÇALENSE - STBG
GUILHERME ARAUJO TEIXEIRA
OS DESAFIOS DA IGREJA BATISTA NA PÓS-MODERNIDADE
Projeto de pesquisa apresentado ao Seminário Teológico Batista Gonçalense - STBG, ao Mestre professor e Pastor José Eduardo como requisito para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa II.
SÃO GONÇALO - RJ
JULHO/2013
JUSTIFICATIVA
Entender os desafios que a Igreja tem enfrentado e ainda vai enfrentar diante da pós-modernidade é essencial para o bom desenvolvimento do futuro da igreja enquanto instituição religiosa e sua missão, tanto quanto ao cerne religioso, quanto ao que diz respeito ao trabalho social que ela representa para a sociedade de modo geral. A igreja Batista tem negligenciado parte de sua missão por negligência e acomodação. É como se estivéssemos vivendo uma sonolência espiritual, como o Apóstolo Paulo nos fala na carta aos Romanos “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo; já é hora de vos despertardes do sono...” (Rm 13: 11). Tal estágio requer que haja um despertamento, antes que caia em profundo estado de coma. Necessitamos urgentemente de um reavivamento. É preciso resgatar os trabalhos que, com grande êxito, nos consagraram como uma instituição religiosa respeitada por toda a sociedade secular. É bem verdade que ainda o somos, mas não como outrora. É preciso novas estratégias e acima de tudo compromisso do povo Batista para fazer diferença no seu tempo.
HIPÓTESE
A história existe para que aprendamos com os erros e acertos do passado para assim produzirmos um futuro melhor. Nessa linha de raciocínio, devemos olhar para o passado da Igreja Batista,