Projeto de pesquisa.
1. INTRODUÇÃO:
Devido ao estágio I e II que está sendo realizado no IPFMC (Instituto Psiquiátrico Forense)1, uma das grande dificuldade que o Serviço Social enfrenta é a Desinstitucionalização após o cumprimento de Medida de Segurança2, vindo de encontro a execução do que diz a Reforma Psiquiátrica3.
Este trabalho tem por objetivo principal uma pesquisa com profissionais e usuários, realizada a partir da perspectiva dos mesmos da Desinstitucionalização após cumprimento de Medida de Segurança.
Sendo que o foco da pesquisa está nos profissionais que trabalham no IPFMC que devido a Reforma Psiquiátrica, vem revendo a saúde mental. Portanto este projeto de pesquisa tem seu foco à reflexão das Políticas de Segurança e também Política de Saúde Mental.
O trabalho apresenta a partir da Justificativa uma introdução ao tema que está no cotidiano do ambiente de estágio I e II no IPFMC, e o quão é importante para os profissionais e usuários envolvidos na instituição, quanto a sua historicidade.
No segundo capitulo é apresentado a Construção do tema e como ele é importante para os profissionais e usuários envolvidos com saúde mental e segurança pública.
O terceiro capítulo traz a importância do Tema para os profissionais e usuários do IPFMC que buscam uma Desinstitucionalização bem sucedida.
O quinto capítulo apresenta os instrumentos que serão usados na pesquisa, o cronograma, as referências, anexos e por último apêndice.
2. JUSTIFICATIVA:
Este estudo tem grande importância, pois A Reforma Psiquiátrica é um processo político e social complexo, composto de atores, instituições e forças de diferentes origens, e que incide em territórios diversos, nos governos federal, estadual e municipal, nas universidades, no mercado dos serviços de saúde, nos conselhos profissionais, nas associações de pessoas com transtornos mentais e de seus familiares, nos movimentos sociais, e nos territórios do imaginário social e da opinião pública. Compreendida como