Projeto de pesquisa
É a definição dos caminhos para abordar certa realidade, Deve oferecer respostas que justifiquem, definam objetivos, para a metodologia e o cronograma,
Entende-se por planejamento a previsão racional de um evento, atividade, comportamento ou objeto que se pretende realizar a partir da perspectiva científica do pesquisador.
Segundo Minayo (1999), em uma pesquisa deve existir: técnica, ideologia e ciência.
1. Definição do assunto
1.1 Tema
A escolha de um tema representa uma delimitação de um campo de estudo. É fundamental que o tema seja vinculado a uma área de conhecimento a qual a pessoa já tenha alguma intimidade intelectual. 1.2 Delimitação de um tema
Delimitar é indicar a abrangência do estudo, estabelecendo os limites extencionais e conceituais do tema. É importante salientar que, quanto maior a extensão conceitual, menor compreensão conceitual, o mesmo acontece ao contrário.
2. Problematização
A formulação do problema é a continuidade da delimitação da pesquisa, sendo ainda mais específica. É um desenvolvimento de definição mais clara, e exata do assunto a ser desenvolvido.
O pesquisador deve contextualizar de forma sucinta o tema de sua pesquisa. Essa é uma forma de introduzir o leitor no tema em que se encontra o problema, permitindo uma visualização situacional da questão (OLIVEIRA, 2002, p. 169).
A escolha de um problema, merece indagações: a- Trata-se de um problema original e relevante? b- Ainda que seja interessante é adequado para mim? c- Tenho hoje possibilidades reais para executar tal estudo? d- Existem recursos financeiros para o estudo? e- Há tempo suficiente para realizar tal questão?
Da mesma forma aconselha-se a não fazer muitas perguntas.
3. Objetivos
Indica o que se pretende conhecer, medir ou provar no decorrer da pesquisa.
Podem ser gerais ou específicos. No primeiro caso indicam uma ação muito ampla e no segundo procuram descrever ações pormenorizadas, ou aspectos