Projeto de Pesquisa
ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES
DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO
Bibliotecas Comunitárias:da negligência governamental à ação comunitária
São Paulo
2013
Bibliotecas Comunitárias: da negligência governamental à ação comunitária
Trabalho apresentado como parte dos requisitos para conclusão da disciplina CBD 0289 – Administração de Recursos e Produtos de Informação junto ao Departamento de Bibliotecomia e Documentação da Universidade de São Paulo. Docente: Profa. Lúcia Maria S.V. Costa Ramos.
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Biblioteca Pública e serviços à Comunidade
3. Da conceituação de Biblioteca Comunitária
4. Bibliotecas Comunitárias e Ação Cultural
5. Considerações Finais
6. Referências
1. Introdução
O tema escolhido foi a proposta de distinção dentre as modalidades de biblioteca Pública e Comunitária buscando suas semelhanças e onde as diferenças as distinguirão sempre tomando como referencial a comunidade em que se inserem e as relações desenvolvidas a partir dessa proximidade.
Buscaremos as relações possíveis entre os moradores de uma comunidade onde surge a biblioteca comunitária como uma alternativa que vai de encontro aos anseios culturais dessa comunidade ou mesmo para suprir as lacunas deixadas pelo poder público.
A metodologia utilizada será o levantamento bibliográfico em livros e artigos sobre o tema e na observação de relatos de experiências junto a comunidades onde haja este equipamento - a Biblioteca Comunitária - dialogando ou não outras modalidades quer Públicas, quer Escolares e nas discussões a cerca da relações que se estabeleçam pelo contato com os moradores/usuários desses equipamentos.
2. Biblioteca Pública e serviços à Comunidade
Segundo o Dicionário Crítico de Políticas Culturais de Teixeira Coelho (1997), o papel que atribuímos à