Projeto de pesquisa
Justificativa:
A possibilidade de escrever sobre violência pressupõe pesquisa, pois a violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Não se sabe de que maneira exatamente ela ocorrerá e muito menos em que momento.
O problema de pesquisa: O que resultou nossas crianças e jovens, se tornarem agressivas, violentas?
Hipótese:
Vemos ações representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula. Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses modelos sociais.
Objetivo:
Geral: Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição.
Específicos: Informar o motivo que leva o aluno a se tornar agressivo, deixando o foco de estudar, para fazer bagunça e chamar atenção. Faz uma rebelião como ato de chamar atenção.
Metodologia:
Este projeto de pesquisa se desenvolverá com base em uma abordagem qualitativa ou seja essencialmente descritiva. Desta maneira a interpretação dos resultados surge com a totalidade de uma especulação que tem como base a percepção de um fenômeno em um texto. Posto isso, será consistente, manter a pesquisa apoiada em base bibliográfica, com o intuito de alcançar os objetivos aqui propostos.
Cronograma de Atividades:
Mês 1- Levar esse tema para a sala de aula desde as séries iniciais é uma