Projeto de Pesquisa - Intercâmbio
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ARTES DE LIMEIRA
BRUNA CAMILE SOTO RIVA
DEBORA ALINE POLEZ
THIAGO RONALDO FERREIRA
INTERMCÂMBIO – DIFICULDADES DE ADAPTAÇÕES
LIMEIRA / SP
2013
Apresentação
Nesse projeto iremos relatar as dificuldades encontradas pelos intercambistas ao passar pela experiência de morar fora do país de origem.
Intercambistas se deparam com um mundo todo diferente ao chegar num país estrangeiro e não há poucas histórias de pessoas que se decepcionaram com o intercâmbio. Seja pelo tempo de adaptação com à casa, quanto a comida, culturas, saudades dp Brasil e outras coisas que iremos detalhar.
O projeto visa com isso, alertar futuros intercambistas e dar dicas de como evita comum problemas. Apresentando declarações de quem já passou por esse experiência.
1. Introdução
Hoje em dia muitas pessoas na grande maioria, jovens entre 18 e 25 anos, buscam no intercâmbio uma forma econômica de aperfeiçoar um idioma, conhecer novas culturas e novos lugares. Segundo a Belta (Associação Brasileira de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais), em 2011 cerca de 215 mil pessoas fizeram algum tipo de curso no exterior e nos próximos anos a estimativa é que esse número passe de 280 mil. Mas esse sonho de muitos, pode não ser tão fácil, pois a distância da família e outras dificuldades de adaptação podem transformar esse sonho em um pesadelo.
Para evitar algumas frustrações é necessário se fazer um bom planejamento, especialistas aconselham que esse planejamento deva ser feito um ano antes de viajar.
2. Problema
Quais as dificuldades que essas pessoas encontram ao chegar no destino?
3. Justificativa
Chegando ao destino desejado, essas pessoas se deparam com um mundo diferente. Começando com o idioma, de início a comunicação pode ser difícil. A adaptação com a comida, cultura, clima e com relacionamento interpessoal são outros problemas. Essas dificuldades podem trazer uma sensação de