projeto de orfanato
• O planejamento estratégico, que é elaborado pelos próprios donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo. Sendo o mais amplo e envolvente, que abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Define as metas a serem atingidas e o que deve ser feito para que se possa alcançá-las.
• O planejamento tático, o qual é elaborado por gerentes de nível médio, onde suas decisões tomadas são de médio prazo. O planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa.
• O planejamento operacional dita o que deve ser feito e como deve ser executada cada tarefa no dia-a-dia. Esse planejamento é submetido a um processo de sistema fechado, e é mais voltado a curtos prazos.
Pesquisa comparativa
Os livros utilizados para pesquisa foram:
• Teoria Geral da Administração - Antônio Cesar Amaru Maximiano (6ª edição).
• Administrando em Tempos de Grandes Mudanças – Peter F. Drucker
Para o escritor Maximiano todos os planejamentos passam por três passos, sendo o primeiro deles a aquisição dos dados de entrada, que diz respeito às informações sobre o presente, passado ou futuro tanto do ambiente externo quanto dos sistemas internos da organização. No segundo passo ocorre o processamento dos dados de entrada que transformam informações produzindo outras novas. E por fim, têm-se a preparação de um plano.
Tendo seguido esses três passos, se deve escolher um nível para fazer seu planejamento, que por sua vez possui três níveis diferentes.
Segundoo escritor Drucker, o planejamento foi criado pelos executivos para tomarem decisões que comprometem o futuro de recursos correntes de tempo e dinheiro, no intuito de diminuir as incertezas na sociedade e na política, como uma previsão baseada em probabilidades.
Durante a fase de planejamento é levado em consideração o que pode vir a acontecer, analisando os acontecimentos passados para